sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COMO PLANEJAR E ORGANIZAR O ESTUDO


A ideia de que é suficiente assistir às aulas para aprender a matéria não é verdade. É necessário estudar em casa, copiar os apontamentos das aulas, saber consultar os manuais ou outros livros auxiliares. Não devemos estudar apenas para as disciplinas de que mais gostamos, nem devemos estudar só nas vésperas das avaliações, mas se não houver outra alternativa, existem algumas regras que poderão tornar uma noite de estudo relativamente bem sucedida.
  • Evite estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e consequentes ansiedade e insegurança, o estudante começa a ter dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a informação estudada.
  • Se for capaz de estabelecer horários de estudo adequados e organizar os teus momentos de estudo, obterás melhores resultados escolares, porque terás tempo para organizar e rever as matérias estudadas. Desta forma se sentirá  mais confiante e seguro dos teus conhecimentos quando tiveres avaliações.
Antes de organizares os teus momentos de estudo reflete sobre o ambiente de estudo que seria ideal para ti:

· Estudo melhor em casa/biblioteca/café/outro lugar?
· Estudo melhor à noite/de manhã/de tarde/fins de semana/ao longo da semana?
· Estudo melhor sozinho/com amigo/em grupo?
· Estudo melhor sob pressão ou atempadamente?
· Estudo melhor com música/num sítio sossegado/num sítio barulhento?
· Preciso de um intervalo de 30 em 30 minutos/de hora a hora/de duas em duas horas/sem interrupção?

REGRAS PARA UMA NOITE DE ESTUDOS
 
É impossível estudar numa noite tudo o que devias ter estudado durante um determinado período de tempo. Estuda cada tema da matéria em profundidade. Passa só ao seguinte quando achares que já dominas bem o anterior. É preferível saber bem partes da matéria do que saber pouco sobre muitas.
 
Para conseguir memorizar com sucesso, usa a repetição. Pode ser uma boa ideia recitar a matéria alto. Invista alguns minutos para escrever aquilo de que você conseguir lembrar, isso ajudará a registrar melhor o conteúdo.

HORÁRIO DE ESTUDO

Na tua agenda você pode ter um horário onde você define a que horas e que matérias vai estudar durante a semana. O tempo livre que resta depois das aulas,  decida como o utilizar produtivamente, decidindo quanto tempo será dedicado ao estudo e a atividades de lazer (ver TV, ouvir música, etc.). Assinale se você conseguiu cumprir com o seu plano de estudo. Se não conseguiu cumprí-lo, deve compensar com um período de estudo maior em outro dia.
 
Também é importante ter um calendário das avaliações para  planejar o seu estudo em casa. Coloque este calendário num local onde não seja possível esquecer dessas datas. Por exemplo, colado na parede em frente na porta do quarto, no caderno, na porta da geladeira, etc.
 
MANTER ATENÇÃO

É importante ter um local destinado exclusivamente ao estudo, que seja confortável e com boa iluminação. Ter todo o material necessário no local de estudo antes de começar a estudar é muito importante, para não precisar constantemente se levantar e interromper a sua concentração. 

Assim, deve ter por perto os livros, os cadernos, as canetas, os dicionários, lanche, água etc. Não deve ter por perto tudo aquilo que te distrai, como o rádio, a televisão, os jogos de computador, entre outros. Para evitar ser interrompido por outras pessoas pode colocar um aviso na porta para não ser incomodado. Na sala de aula, evite fazer barulho, falar com colegas ou "sonhar acordado". Por outro lado,  procure manter o interesse pela matéria participando da aula.